O dom do cobrador de impostos: pobreza de espírito


"Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: Deus, tem misericórdia de mim que sou pecador" (Lc 18: 13). O poeta francês Paul Claudel disse que o maior pecado é perder o sentido do pecado. O homem sem um sentido vivo do horror do pecado não conhece Jesus Cristo crucificado.


O conhecimento de que o pecado existe e de que samos pecadoressó vem da cruz. Podemos nos iludir, acreditando que o pecado é simplismente uma aberração ou falta de maturidade; que a preoculpação com segurança, prazer e poder é causada por estruturas sociais opressivas; que somos pecaminosos, mas não pecadores, já que somos meras vítimas das circunstâncias, compulsões, meio ambiente, hábitos, educação e assim por diante.


O sofrimento de Cristo expõe essas mentiras e racionalizações na cruz da verdade. Mesmo a última perversão da verdade a que nos apegamos desaparece quando ficamos frente a frente com o crucificado Filho do homem.

1 comments:

Rachel said...

De quando em quando precisamos voltar a cruz para lembrarmos que somos pecadores miseráveis, e a partir daí nos arrependermos, seguindo em frente sem pecar mais.