Não Temais


Ouvimos as palavras a cada época de Natal em representa¬ções nas igrejas, quando crianças vestem roupões de banho e encenam a história do nascimento de Jesus. "Não temais!" balbucia o anjo de seis anos de idade, com sua roupa de len¬çóis se arrastando pelo chão, as asas de gaze e arame batendo levemente devido ao tremor do corpo. Ele olha de soslaio pa¬ra o texto escondido nas dobras da manga. "Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria." Já apareceu a Za¬carias (seu irmão mais velho, com uma barba de algodão pre¬sa ao queixo) e a Maria (uma loirinha sardenta). Ele usou a mesma saudação para os dois: "Não temas!..."
Essas foram também as primeiras palavras de Deus a Abraão, e a Hagar, e a Isaque. "Não temas!" disse o anjo ao saudar Gideão e o profeta Daniel. Para seres sobrenaturais, essa expressão serve quase como um equivalente para "Oi! co¬mo vai?" Não é de surpreender. Quando o ser sobrenatural fala¬va, o ser humano geralmente estava com o rosto em terra num estado cataléptico. Quando Deus fazia contato com o homem, algumas vezes o encontro sobrenatural soava como um trovão, algumas vezes agitava o ar como um redemoinho, e algumas vezes iluminava o cenário como um clarão de fósfo¬ro. Quase sempre causava temor.
Como Deus sentiu o dia de Natal? Imagine por um instan¬te você voltar a ser nenê: deixar de lado a linguagem e coorde¬nação motora, e a habilidade de ingerir alimento sólido e de controlar sua bexiga. Deus como um feto! Ou, no dizer de C. S. Lewis, imagine você se tornando uma lesma — aquela analo¬gia provavelmente é melhor. Naquele dia em Belém, o criador de tudo que existe assumiu a forma de um recém-nascido frá¬gil e dependente.
"Kenosis" é a palavra técnica que teólogos utilizam pa¬ra descrever Cristo "se esvaziando" das vantagens de ser Deus. Ironicamente, embora o esvaziamento envolvesse muita humi¬lhação, também envolveu uma espécie de liberdade. Tenho fa¬lado das "desvantagens" da infinitude. Um corpo físico dei¬xou Cristo livre para agir numa escala humana, sem aquelas "desvantagens". Pôde dizer o que queria sem golpear as árvo¬res com sua voz. Pôde expressar ira chamando o rei Herodes de raposa ou armando-se com um chicote no templo, ao invés de balançar a Terra com sua tempestuosa presença. E pôde falar a toda e qualquer pessoa — uma prostituta, um cego, uma vi¬úva, um leproso — sem ter de primeiramente anunciar "Não temais!"

Já era muito que, como Deus, o homem fosse feito outrora, Muito mais, porém, que, como o homem Deus se fizesse agora.
— John Donne, "HolySonnet 15"
("Soneto Sagrado nº 15")

0 comments: